domingo, 20 de julho de 2014

Esboço de Sermão: O valor das Pequenas Coisas ou Deus nos dá seu Espírito sem Medida.





Esboço de Sermão: O valor das Pequenas Coisas ou Deus nos dá seu Espírito sem Medida.

Texto Bíblico: Zacarias 4 (Ênfase v6 e v10) e Ageu 2

Zacarias: Serviu como profeta para Judá por volta de 520 a.C, após o retorno do exílio.

Profeta: Pessoa que profetiza, que anuncia a mensagem de Deus. A primeira tarefa de um profeta era: Proclamar a Palavra do senhor. Em seguida apontar o pecado, e, explicar suas consequências. Conclamar o povo ao arrependimento.

Característica do Livro: O mais apocalíptico e messiânico dentre todos os profetas menores.

“Zacarias vê um Candelabro que é continuamente mantido aceso por um reservatório ilimitado de azeite. Este retrato lembra ao povo que somente através do Espírito de Deus terão sucesso, e não por seu próprio poder e recurso.

Confira: A Crise é de Vaso e não de Azeite.

“O Espírito de Deus é dado sem medida. Não é o esforço humano que faz a diferença. A obra do Senhor não é realizada pela força humana.”

Expressão Chave do livro: “Naquele dia”, mostra que o Senhor tem um dia marcado ou determinado para todos.

Pensamento Chave: Deus está na obra.

“A despeito das circunstâncias difíceis e da oposição feita ao povo escolhido, Deus vai triunfar, e com Ele o seu povo.”

“Não será por meio de um poderoso exército, nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu espírito. Sou eu, o Senhor Todo-Poderoso quem está falando.” (V6) (NTLH)

Descreve a suficiência de Zorobabel: O “Espírito” de Deus quem o sustenta, ainda que ele seja o governador de uma província diminuta do vasto império persa.

O templo de Zorobabel (segundo o Talmude) carecia de cinco itens que havia no templo antigo ou Templo de Salomão:
  1. A arca da Aliança;
  2. O fogo sagrado para consumir a oferta queimada inicial e os sacrifícios;
  3. A Glória Shekinah;
  4. O Espírito Santo;
  5. O Urim e o Tumim.

“Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada em vossos olhos, comparada com aquela? (Ageu 2:3)

A glória deste pequeno tempo seria, cerca de 500 anos depois receber os passos do Messias prometido. Jesus Cristo caminharia pelos átrios do templo.

“Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; poruqe eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos,” (Ageu 2:4)

  • Devemos ser pessoas de oração.
  • Devemos estudar a Bíblia Sagrada.
  • Devemos ser adoradores, mas também fazer a obra que Deus preparou para nós. Somos embaixadores e Ele quer mudar o mundo através de nós: Na nossa Igreja; no nosso local de trabalho; no nosso lar.
“ A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a Paz, diz o Senhor dos Exércitos.” (Ageu 2:9)

Sem suntuosidade. Sem ouro e sem a prata abundante. Contudo, recheado e inundado da Glória do deus altíssimo.

“Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” (Ageu 2:6) (ARC)